Aos 17 anos de idade, em 18 de fevereiro de 1930, o gênio matemático britânico Alan Turing, que decifrou os códigos secretos da máquina alemã Enigma, escreveu esta carta à mãe de Christopher Morcom, primeiro homem que amou e que morrera uma semana antes. Com seu trabalho na Enigma, Turing contribuiu para varrer Hitler da Europa e acabar com o nazismo. Seria interpretado no cinema pelo premiado ator, também britânico, Benedict Cumberbatch em O jogo da imitação (The imitation game), lançado em 2014. Veja a leitura da carta feita por Cumberbatch:

Leia abaixo a tradução:

Cara sra. Morcom,

Quero lhe dizer o quanto sinto em relação a Chris. No último ano, trabalhamos continuamente juntos e tenho certeza que não encontraria um companheiro tão brilhante e interessante como ele.

Eu considerava meu interesse no trabalho, ou em algo como a astronomia (ciência a que ele me introduziu), como alguma coisa que eu precisava compartilhar com ele, e acho que seu sentimento era o mesmo em relação a mim.

Embora esse interesse agora tenha parcialmente acabado, sei que tenho de pôr a mesma energia, senão o mesmo interesse, no trabalho, como se Christopher estivesse vivo, porque era isso que ele queria.

Não imagino que a senhora pudesse ter uma perda maior que essa.

Do seu

Alan Turing