Tempos diferentes podem ser reconhecidos pelas formas distintas de comunicação e sociabilidade quando comparados aos dias de hoje. As cartas foram, até os anos finais do século XX, fundamentais para a manutenção do contato entre pessoas distantes. No entanto, entre a população não-heterossexual, o uso…
Arquivos de cartas sugerem os relevos da caligrafia e a dificuldade, maior ou menor, de decifrá-las. Lidar com o desenho das letras e as páginas usualmente amareladas, preenchidas por tinta de caneta, é um dos desafios de entrar em um mundo de feições idiossincráticas, apresentado…
O início na Áustria A história de Otto Maria Carpeaux no Brasil começa em setembro de 1939, após uma longa fuga da fúria hitlerista que avançava na Europa. Com a anexação da Áustria, em 1938, a situação dos judeus tornou-se cada vez mais insustentável, de…
Bilhete Carta Carta / crônica Carta aberta Carta pública Cartão-postal Letra de música Poema Telegrama
Clique em uma forma de escrita e filtre o resultado
Datiloscrito Digitado Manuscrito
De
para
De
para
De
para
Pai do Fradim e da Graúna, dentre outros personagens clássicos do cartum brasileiro, Henfil escreveu as “Cartas da mãe”, publicadas na revista Istoé, depois de passar uma temporada em Nova York em busca de tratamento para a hemofilia. O tom divertido e irônico com que o cartunista conseguiu driblar a censura e criticar o regime militar as tornou conhecidas e inspirou o média-metragem homônimo lançado em 2003, que teve narração do ator e diretor Antônio Abujamra.
Leitores e leitoras: leiam Natal só é bom com a família reunida.
Dona Maria, Vai chegando o Natal e começa a dar uma nostalgia fininha, doída na gente. Isto é normal, mãe? A senhora que já cursou…